Close
Rua Augusto Severo, 1157, Centro Cívico, Curitiba (PR)
(41) 3352-6741 WhatsApp: (41) 99763-1965 E-mail: centrocivico.pr@metododerose.org

Por Instrutora Lígia Menezes

Seja em ambiente profissional ou dentro de casa, muitos conflitos servem apenas para nos desestabilizar, causam mal estar entre as pessoas e, nem sempre, levam a lugar algum. Por isso, aqui na escola falamos sempre sobre a importância de evitar ou administrar conflitos. 

O Professor DeRose nos orienta com uma alternativa bem interessante. “A estratégia mais inteligente utilizada pelas pessoas bem-sucedidas é pensar com a cabeça do outro. A realidade é uma questão de ótica. Assim que você começar a aplicar esta tática, vai constatar o quanto é fácil não brigar”, diz.

Isso significa ter empatia, pensar com a cabeça do outro, tentar entender o motivo da pessoa agir como age. De fato, em mais de 90% dos casos, traz excelentes resultados. Afinal, quando um não quer, dois não brigam, certo? Ao entender o lado do outro, ainda que você não mude sua opinião e continue pensando e agindo de forma completamente diferente, você evita discussões e perda de energia desnecessárias.

administrar conflitos

 

Além de manter a prática do DeROSE Method em dia, pois ela irá lhe ajudar com gerenciamento emocional e melhora nas relações humanas, abaixo vão algumas dicas para você conseguir administrar conflitos e poupar sua energia para o que realmente importa:

– Diante de uma discussão, se você já expressou sua opinião educamente e a pessoa persiste em discutir, mude de assunto.

Conheça as pessoas de seu círculo social. Saiba com quais rola discutir e com quais é preciso impor certos limites.

– Sempre enxergue a situação pelos olhos dos outros. Em qualquer situação de estresse, respire fundo por alguns minutos e olhe como observador: o que está acontecendo? Quem é aquela pessoa? Por que ela pensa assim? Como foi o dia dela hoje? O que posso fazer para ajudá-la? Lembre-se que nenhum conflito ou opinião surge do nada. Tudo tem causa. Entender essa causa colocará um ponto final na discussão.

– Para cada ação, há uma reação. Na arte de administrar conflitos não é diferente. Aja sempre com responsabilidade pelas suas escolhas. Tudo sempre terá uma consequência futura, mesmo palavras e pensamentos.

Deixe um comentário

comentários

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *