Close
Rua Augusto Severo, 1157, Centro Cívico, Curitiba (PR)
(41) 3352-6741 WhatsApp: (41) 99763-1965 E-mail: centrocivico.pr@metododerose.org
Mude o mundo. Comece por você!

Mude o mundo. Comece por você!

Por instrutora Luana Zambiasi

Quantas ações louváveis você protagonizou hoje? No dia a dia, o que você faz é que educa.

O conceito de civilidade tem a ver com mútuo respeito e consideração, boas maneiras, cortesia, polidez.

A poeta Roseana Murray indica: “Estique o braço para os lados, para cima e para baixo. É nessa área que você deve atuar. Crie harmonia e beleza em seu entorno.” E desta forma, alimentamos o jardim das delicadezas!

Então, regue as flores do seu vizinho, desinteressadamente. Atue dentro de alguma instituição filantrópica. Resgate um cão abandonado. Dê comida a quem tem fome. Agasalho para quem tem frio. Escreva um cartão com palavras de ânimo e carinho e entregue a quem ama. Ouça mais com o intuito de ouvir realmente e não apenas na espera para falar. Carregue a bolsa pesada de alguém, até mesmo de um desconhecido. Sorria para as pessoas. Agradeça sempre.

Aprimore-se. Lapide-se!

Há um comentário do escritor DeRose, que diz assim: “À medida que o ser humano aprimora-se culturalmente, ele passa a realizar todas as ações de forma mais sutil, mais elaborada. Desde a arrumação da sua casa, dos seus trajes, a organização dos seus movimentos, a expressão fisionômica, a fala, a escrita, tudo torna-se mais harmonioso, delicado e bem acabado”.

Portanto, o ideal é que estejamos inseridos em processos que lapidem nossas experiências, aumentando assim nossa competência em viver. Afinal, não sabemos quem nos considera “heróis”.

Lembre-se: você é exemplo o tempo todo. Seja exatamente quem você desejaria ter por perto. E, por fim, cito a fala da escritora Leila Ferreira, autora do livro A arte de ser leve: Ou seja, não é preciso ir longe nem apostar em grandes gestos. Para dar uma “melhoradinha no mundo”, basta que cada um cultive a gentileza em seu palmo de terra.

Deixe um comentário

comentários

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *